27/07/2009

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO - O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas



O espiritismo e as doutrinas

espiritualistas
O desconhecimento dos princípios doutrinários leva a distorções da prática espírita, mesclando-a com condicionamentos e exterioridades.

SUMÁRIO

1 . PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA DOUTRINA ESPÍRITA



O desconhecimento dos princípios doutrinários leva a distorções da prática espírita, mesclando-a com condicionamentos e exterioridades. A sua organização, a sua contextura de princípios diferencia o espiritismo das demais doutrinas espiritualistas. O espiritismo é um corpo de doutrina que não se acomoda ao sincretismo religioso. A verdadeira doutrina espírita está no ensino que os espíritos deram, e que deve ser alvo de estudos sérios, perseverantes, feitos no silêncio e no recolhimento. Resumo dos princípios fundamentais da doutrina espírita: Deus; criação do universo e dos seres; seres materiais do mundo corpóreo e seres imateriais do mundo espiritual.
O mundo normal primitivo é o mundo espiritual. Os espíritos revestem-se temporariamente de matéria. O homem possui: o corpo físico; a alma; o perispírito. Os espíritos pertencem a diferentes classes, embora tenham sido criados simples e ignorantes. Os espíritos evoluem, não ocupam perpetuamente a mesma categoria. Deixando o corpo, a alma volta ao mundo dos espíritos, para passar depois por nova existência material, após um lapso variável de tempo. Os espíritos não reencarnam em corpos de animais, não retrogradam. As diferentes existências corpóreas do espírito são sempre progressivas. Os espíritos encarnados habitam os diferentes globos do universo. Os espíritos exercem incessantemenete acção sobre o mundo moral, e mesmo sobre o mundo físico.


2 . O CARÁCTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA


Revelação - do latim revelare, tirar de sob o véu, isto é, dar a conhecer. A característica essencial da revelação é ser verdadeira. Do ponto de vista religioso é a revelação de coisas que o homem não pode atingir pela inteligência, nem com o auxílio dos sentidos. A importante revelação da época actual é a comunicação com os seres do mundo espiritual. O espiritismo deu-nos a conhecer o mundo invisível, que nos cercava, do qual nem suspeitávamos. A revelação espírita tem duplo carácter: é divina e é científica. É divina porque é da iniciativa dos espíritos, e é científica porque a sua elaboração é fruto do trabalho metodológico do homem. O objecto especial do espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Todo um mundo novo se revela por ter o espiritismo demonstrado a comunicação com os seres do mundo espiritual pois profunda modificação nos costumes, carácter, hábitos, assim como na crença se estabelecerá. O espiritismo é considerado a terceira das grandes revelações. A primeira foi Moisés, com o Deus único. A segunda foi o Cristo, com a lei do amor, a revelação da vida futura e das penas e recompensas que aguardam o homem depois da morte. O espiritismo, partindo das duas outras, revela a existência do mundo espiritual; define os laços que unem a alma ao corpo; levanta, aos homens, o véu que ocultava os mistérios do nascimento e da morte; apresenta a justiça de Deus presidindo a todos os acontecimentos do mundo; estabelece a pluralidade das existências; difunde o conhecimento dos fluidos espirituais e a sua acção sobre a matéria; demonstra a existência do perispírito; realiza todas as promessas do Cristo no que diz respeito ao consolador anunciado. O espiritismo, apoiando-se nos factos, é essencialmente progressivo, como todas as ciências de observação.

0 comentários:

Postar um comentário