22/07/2009

Curso Básico Sobre Mediunidade - Aspecto Geral (Introdução)















INTRODUÇÃO

1 - ASPECTO GERAL:
A mediunidade é faculdade inerente à própria vida e, com todas as suas deficiências e grandezas, acertos e desacertos, são qual o dom da visão comum, peculiar a. todas as criaturas. (l) Como instrumentação da vida, surge em toda a parte. O lavrador é o médium da colheita, a planta é o médium da frutificação e a flor é o médium do perfume. Em todos os lugares, damos e recebemos, filtrando os recursos que nos cercam e moldando-lhes a manifestação, segundo as nossas possibilidades.
Desse modo, possuímos no artífice o médium de preciosas utilidades, no escultor o médium da obra-prima, nos varredores das vias públicas valiosos médiuns da limpeza., no juiz o médium das leis. Todos os homens em suas atividades, profissões e associações são instrumentos das forças a que se devotam, atraindo os elementos invisíveis que os rodeiam, conforme a natureza dos sentimentos e idéias de que se nutrem.O homem e a mulher, abraçando o matrimônio por escola de amor e trabalho, honrando o vínculo dos compromissos que assumem perante a harmonia universal, nele se transformam em médiuns da própria vida, responsabilizando-se pela materialização,a longo prazo, dos amigos e dos adversários de ontem, convertidos no santuário doméstico em filhos e irmãos.Além do lar, será difícil identificar uma região onde a mediunidade seja mais espontânea e mais pura...




2 - CONCEITO DOUTRINÁRIO
Kardec define:


MEDIUNIDADE: Faculdade dos médiuns.

MÉDIUNS : (do latim - médium, meio, intermediário) pessoa que pode servir de intermediária entre os dois planos da vida, ou seja , entre os ESPÍRITOS e os HOMENS (3)
Segundo André Luiz, mediunidade é o atributo de homem encarnado, para corresponder-se com o homem liberado do corpo físico. (1)
Embora aceitos em sentido mais amplo por vários autores em nossos estudos, conceituaremos, de um modo geral, os FENÔMENOS MEDIÚNICOS como aqueles que se reconhecem uma causa extrafísica, supraterrestre, isto é, fora da esfera de nossa existência física, portanto, FENÔMENOS ESPÍRITICOS, pois, se processam com a intervenção dos espíritos desencarnados.



3 - REFERÊNCIAS
(1) “Evolução em Dois Mundos” - FEB - GB1959
(2) “Nos Domínios daMediunidade” - FEB - 2ª edição.
(3) “O Livro dos Médiuns” - FEB 29ª edição.

União Espírita Mineira

0 comentários:

Postar um comentário