22/07/2009

Curso Básico Sobre Mediunidade - A Casa Mental































 A Casa Mental


1 - AS TRÊS PARTES DA MENTE:
Precisamos avaliar corretamente a natureza dos nossos instintos e apetites básicos, a fim de que, melhor equipados, possamos controlá-los.
O mundo, neste particular, está em débito para Com Sigmund Freud, o descobridor da Psicanálise, em virtude de ter sido ele o primeiro homem a passar a mente humana pelos raios X com êxito, descrevendo seus complicados trabalhos.
De acordo com sua teoria, a mente está dividida em três partes:
O inconsciente;
O consciente;
A consciência.

Freud deu a estas três partes da mente nomes técnicos específicos, chamando: O inconsciente de ID; o consciente de EGO e a consciência de superego.


2 - A CASA CONSTRUÍDA POR FREUD
Se fizermos uma idéia de que a mente é uma pequena casa, poderíamos chamar o inconsciente de porão - andar subterrâneo; o consciente de andar principal, parte da casa onde realmente vivemos e nos entretemos, e a consciência - censor moral, a polícia, seria o sótão.
É lógico presumirmos que o porão não é tão limpo ou não está tão em ordem como a parte de cima.Na maioria das casas o porão torna-se um lugar para despejo, onde se armazena quantidade de velharias e, ao mesmo tempo, onde se localiza o sistema de abastecimento de toda a casa.


3 - O SISTEMA NERVOSO É A CASA DE FREUD
No sistema nervoso, temos o cérebro inicial, repositório dos movimentos instintivos e sede das atividades subconscientes; figuremo-lo como sendo o porão de sua individualidade, onde arquivamos todas as experiências e registramos os menores fatos da vida.Na região do córtex motor, zona intermediária entre os lobos frontais e os nervos, temos o cérebro desenvolvido, consubstanciando as energias motoras de que se serve a nossa mente para as manifestações imprescindíveis no atual momento evolutivo do nosso modo de ser.
Nos planos dos lobos frontais, silenciosos ainda para a investigação científica do mundo, jazem materiais de ordem sublime, que conquistaremos gradualmente, no esforço de ascensão, representando a parte mais nobre de nosso organismo divino em evolução.
Não podemos dizer que possuímos três cérebros simultaneamente.Temos apenas um que, porém, se divide em três regiões distintas.Tomemo-lo como se fora um castelo de três andares; no primeiro situamos a “residência de nossos impulsos automáticos”, simbolizando o sumário vivo dos serviços realizados; no segundo localizamos o “domicílio das conquistas atuais”, onde se erguem e se consolidam as qualidades nobres que estamos edificando; no terceiro, temos “a casa das noções superiores”, indicando as eminências que nos cumpre atingir.


4 - REFERÊNCIAS
1 - “No Mundo Maior”- Cap.. III - André Luiz - FEB - GB - 1962.
2 - “Ajuda-te pela Psiquiatria” - Frank S. Caprio - IBRASA - São Paulo - 1959.

0 comentários:

Postar um comentário