22/07/2009

Curso Básico Sobre Mediunidade - Educação Mediúnica




Educação Mediúnica

“A educação mediúnica tem, pois, duas etapas bem definidas:A primeira é o treinamento, em si mesmo, das faculdades mediúnicas que possuírem, e a segunda é a utilização dessas faculdades no campo da propagação e do esclarecimento evangélico”.



1 - ORIENTAÇÃO DOUTRINÁRIA


A maioria dos médiuns que buscam as reuniões mediúnicas, em função de suas faculdades, trazem consigo a mediunidade de “provas e expiações” e, comumente, não dispõem de base suficiente para sua condução segura neste complexo terreno do exercício mediúnico.
É necessário, portanto, que lhe seja oferecido, em primeiro lugar, uma eficiente orientação doutrinária.O médium não pode exercer bem a tarefa de intermediária entre os Espíritos e os homens quando não tem, nem ao menos, conhecimentos elementares do plano espiritual, das Leis que o regem e de suas relações com o plano corpóreo.
É indispensável que o médium leia, estude e se oriente, freqüentando reuniões especializadas, e ainda busque esclarecer-se doutrinariamente, com aqueles que dirigem trabalhos mediúnicos e, portanto, contam com maiores recursos e mais vivência neste setor.
O estudo da Doutrina Espírita deve, pois, preceder ao exercício mediúnico, uma vez que, sem aquele, o médium dificilmente poderá se beneficiar das luzes que o Espiritismo oferece às criaturas, na sua feição de processo libertador de consciências, conduzindo a visão do homem a horizontes mais altos da vida.
Havendo essa disposição, o médium buscará, inicialmente, o conhecimento dos princípios básicos ou fundamentais da Doutrina que lhe darão uma exata visão do seu conjunto.“O Livro dos Espíritos”, estudado ordenadamente nos oferece esse conhecimento.
Paralelamente ao estudo da filosofia espírita e de seus princípios básicos, o médium estudará a mediunidade, propriamente dita, tomando conhecimento das Leis que regem o intercâmbio entre os Espíritos e os homens.Quanto mais conhecimento o médium possuir da questão mediúnica, melhor possibilidade terá de atender, equilibradamente, a sua tarefa de medianeiro entre os dois planos da vida.




2 - ROTEIRO EVANGÉLICO


Não basta ao médium apenas se inteirar acerca da Doutrina Espírita e das questões mediúnicas.A fim de atender bem ao mandato que lhe foi confiado pela Espiritualidade, é necessário entregar-se à prática evangélica para que o seu trabalho produza benefícios para si e para a humanidade.
“Com o evangelho no coração e a Doutrina Espírita no entendimento, podemos, sem dúvida, promover o bem-estar físico e psíquico, de quantos realmente interessados na própria renovação, se tornarem objeto de nossas criações mentais.
E o que será não menos importante e fundamental:Consolidaremos o próprio equilíbrio interior, correspondendo, assim, à confiança daqueles que, na Espiritualidade mais Alta, aguarda a migalha da nossa boa vontade”.




3 - EXERCÍCIOS PSÍQUICOS

Atendida a etapa anterior, o medianeiro buscará uma reunião de “educação mediúnica”, cujos trabalhos se desenvolvem em duas partes:Estudos concernentes à mediunidade e, exercícios psíquicos, quando os médiuns presentes, por alguns minutos, entregam-se à concentração, durante a qual irão exercitando as suas faculdades mediúnicas e buscando o aprimoramento da sensibilidade psíquica.A condução destes exercícios estará, naturalmente, a critério do dirigente da reunião que instruirá os médiuns durante os mesmos.



4 - REFERÊNCIAS
1 - Armond, Edgard - “Mediunidade” - 9ª Ed. LAKE - SP.
2 - Peralva, José Martins - “Estudando a Mediunidade” - 4ª Ed. - FEB - GB

0 comentários:

Postar um comentário