06/03/2011

Evangelização Infantil e do Jovem




  EVANGELIZAÇÃO

ANDRÉ LUIZ, CONDUTA ESPÍRITA, Capítulo 21.

“Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque deles é o reino de Deus.” – Jesus.
Lucas, 18:16.

Os pais espíritas podem e devem matricular os filhos nas escolas de moral espírita cristã, para que os companheiros recém-encarnados possam iniciar com segurança a nova experiência terrena.
Os pais respondem espiritualmente como cicerones dos que ressurgem no educandário da carne.

MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA, ENTRE DOIS MUNDOS, Divaldo P. Franco, Cap. 18, p. 204.
Com a permissão do Dr. Arquimedes. Petitinga, Angelo, Germano e nós resolvemos visitar respeitável Sociedade Espírita, em Cidade próxima, onde se desenvolviam programas de educação espiritista para a infância e a juventude com vistas ao futuro da sociedade.
Desejando conhecer de perto o profícuo labor, dirigimo-nos jubilosamente aoNúcleo-Escola, noqual defrontamos uma ordeira movimentação.

Recepcionados pelo abnegado Espírito Arthur Lins de Vasconcellos, que ali estava representando osGuias da Instituição, tomamos conhecimento da programação iluminativa das consciências em formação,bem como dos grandes investimentos espirituais que eram aplicados no despertamento dos valoresmorais desses viajores do porvir, que reiniciavam a jornada carnal.
O lúcido seareiro do Espiritismo, que muito se dedicara, quando na Terra, à tarefa de divulgação daDoutrina, pela palavra oral e escrita, mas sobretudo pelos exemplos de abnegação e de devotamento ao Bem,explicou-nos que ali se encontrava laborando com outros companheiros vinculados à responsabilidade de preservar a pulcritude dos postulados herdados do ínclito Codificador. Aqueles eram dias de grave perturbação entre as criaturas, nos quais a vulgaridade e a ignorância desejavam pontificar, inclusive através de propostas desca bidas que pretendiam introduzir no arcabouço do Espiritismo, buscando, dessaforma, atrair adeptos levianos e inconseqüentes.
Cabia-lhe, como a outros tantos vanguardeiros do pensamento espirita, ora desencarnados,inspirar os companheiros que jornadeiam no carro físico, auxiliando-os no discernimento dospostulados doutrinários e na sua manutenção, a fim de que o escalracho das distorções e adaptações sem sentido não medrasse, ameaçando o trigo saudável e nutriente da mensagem libertadora.
Aos domingos, naquela Sociedade, alem das atividades com as crianças e os jovens, também realizavam-se sessões de esclarecimentos para o público, quando se aplicavam recursos bioenergéticos aosnecessitados de varia ordem, que a buscavam.
Desse modo, muito bem assessorados, visitamos as salas, onde grupos de gárrulas crianças ouviamcom incomum interesse as aulas bem elaboradas sobre as origens do ser, seu destino, suasresponsabilidades e deveres, o amor e a fraternidade que dimanam da fonte inexaurível da CodificaçãoEspírita.
Acompanhamos com emoção os monitores encarregados das oficinas com os jovens,ministrando-lhes informações e esclarecimentos sobre a vida e sua finalidade, questões outrasfundamentais do dia-a-dia, e a postura espírita diante da promiscuidade moral reinante em quase toda parte.
Inspirando esses orientadores, generosos Amigos de nosso Plano envolviam-nos em vibrações de elevado teor de paz, que lhes renovavam o organismo, liberando-os dos clichêssensuais uns, perniciososoutros, que acumulavam durante a semana. Ao mesmo tempo, os Guiasespirituais dos alunos cooperavam na formação do seu caráter e da sua personalidade, aplicando-lhes vigorosas forças fluídicas para a estruturação da existência, que deveriam pautar em linhas de equilíbrio e de paz.
O conhecimento do Espiritismo na infância como na juventude constitui uma dádiva de invulgar significado pelos benefícios que propicia, preservando as lembranças das lições trazidas do Mundo Espiritual, bem como ampliando as áreas do discernimento, para que não tropecem com facilidade nos obstáculos que se antepõem ao processo de crescimento interior.
Pude observar, também, que algumas crianças perturbadas por adversários insanos, atendidas emclasse especial, recebiam, além das bases formadoras da educação espírita, o socorro específico paralibertá-las da injunção penosa em que se encontravam.

― Alguns desses inimigos - elucidou-nos o amigo Lins -ficam retidos em nossas fronteiras, a fim de receberem, no momento adequado das reuniões mediúnicas, o socorro de que carecem, despertando para nova ordem de valores e de pensamento. É certo que, em determinadas situações, não podemos ir além do que nos é permitido, mas sempre nos é lícito auxiliar as vítimas e os seus perseguidores.

― Não podemos olvidar - adiu Petitinga - que toda palestra edificante, toda aula de esclarecimento tem poder psicoterapêutico. Em se tratando de lição espírita, em face dos seus fundamentos, torna-se de incalculável significado curativo para a alma, pelo poder de esclarecer a criatura, encarnada ou não.

― Laboratório de realizações profundas – opinou Germano - a Casa Espírita que se mantém fiel às diretrizes da Doutrina, consegue o salutar objetivo de modificar as delicadas tecelegens do pensamento humano, nele insculpindo paisagens atraentes e fecundas.


Profícuo: Vantajoso, útil.
Pulcritude: Beleza.
Ínclito: Celebrado, ilustre.
Escalracho: Gramínea nociva às searas.
Gárrulas: Tagarelas.


MARTINS PERALVA, 
ESTUDANDO O EVANGELHO, 
Capítulo 8, A Primeira Escola




















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