Fonte: Revista Cristã de Espiritismo - ed.07
25/11/2013
Os Mecanismos da Reencarnação
Quais são os fatores determinantes no processo reencarnatório?
Dr. Cícero Marcos Teixeira
Histórica
e culturalmente, a gestação ou gravidez é considerada função da mulher.
Isso é verdadeiro do ponto de vista biológico. Entretanto, na visão
espírita, não se circunscreve apenas à mulher propriamente dita.
A
gravidez é também um estado psicofísico, emocional, que envolve o
homem, juntamente com a mulher, no desempenho da função procriadora de
um novo corpo físico, com a participação direta, consciente ou
inconsciente, do espírito reencarnante.
Portanto, no mínimo três individualidades estão diretamente envolvidas na dinâmica da gestação de um novo corpo físico.
O
homem, em particular, precisa se educar e se auto-educar, no sentido de
assumir e desempenhar a função da paternidade em toda a sua abrangência
e plenitude conscientemente, não transferindo à mulher toda a
responsabilidade na ação co-criadora da gestação de um corpo físico de
um filho ou uma filha.
Preliminarmente,
destaca-se a interação bioenergética anímico-mediúnica das partes
interessadas na ação co-criadora da paternidade-maternidade, na dinâmica
da gestação. Tal intervenção se faz consciente ou inconscientemente,
além daquela psicofísica, em nível biológico propriamente dito.
Por que interação anímico-mediúnica consciencial? É de
conhecimento geral que as dimensões biológicas, psicológicas,
emocionais e sentimentais são componentes dinâmicos da gestação de um
corpo físico para ser veículo da consciência individual reencarnante, na
condição de filho ou filha. Com a interação anímico-mediúnica não há o
mesmo reconhecimento. Entretanto, efetua-se nas diferentes fases da
gravidez, desde a etapa que precede o grande momento da fecundação
biológica, prossegue ao longo de todo o período gestacional e culmina
com a fase do parto propriamente dito, ocorrendo com maior ou menor
freqüência ao longo da vida de relação da vida familiar entre pais,
filhos e irmãos nas mais variadas circunstâncias.
Interação mente-matéria
Tal
interação se processa através das funções Psi, inerentes ao psiquismo
dos pais gestantes e filho ou filha reencarnantes durante a gestação
propriamente dita, através de percepções extrasensoriais.
Não
se conhece ainda, em detalhes mais profundos, o dinamismo psicofísico,
sensorial e extrasensorial de tal processo mento-afetivo, que não se
circunscreve apenas à dimensão biológica, mas inclui também a
psicológica – a emoção, o sentimento e a maior ou menor lucidez
cognitiva consciencial.
Mas
o que se pode afirmar, a partir do conhecimento parapsicológico das
funções Psi (divididas em Psi-gamma – telepatia, clarividência e
clariaudiência – e Psi-Kappa – ação da mente diretamente sobre a
matéria) e dos informes dos espíritos, é que a mente reencarnante exerce
sua ação teledinâmica através de campos bioenergéticos modeladores e
organizadores do perispírito, interferindo na organogênese do corpo
físico, com a correspondente participação dos pais gestantes. A análise
de fatores intervenientes nesse processo de interação dinâmica pressupõe
a constituição fisiopsicossomática do homem, cuja anatomia fisiológica é
composta de outros corpos energéticos mais sutis, que servem de
substrato para a composição do sistema ternário humano (corpo, espírito e
perispírito) quando encarnado do ponto de vista espírita,
especificamente, ou do sistema septenário, na visão de escolas
espirituais orientais, sem nenhum antagonismo excludente, mas implícita e
explicitamente complementares. Nesta oportunidade, não se pretende
aprofundar na complexidade bioenergética da individualidade em sua
dimensão extrafísica.
Entretanto,
é necessário que se esclareça que, além do complexo desse sistema de
interação bioenergética, o homem e a mulher que se propõem a assumir a
responsabilidade da paternidade e da maternidade estabelecem um campo
bioenergético extrafísico, psicodinâmico, ideoplástico, anímico e
mediúnico, que pode favorecer a atração do espírito ou consciência
preexistente que vive no mundo espiritual como desencarnado; no
respectivo plano consciencial, compatível com o grau de evolução moral
alcançado.
Princípios Fundamentais
Propomos os seguintes princípios fundamentais do processo de gestação à luz do Espiritismo:
O
ser humano é um espírito ou consciência individualizada, dotada de
razão, instrumentalizada pela linguagem, livre-arbítrio, instinto,
memória, emoção e sentimento;
O
espírito ou o eu-consciência é arquiteto de seu próprio destino, em
obediência às leis da vida: evolução, reencarnação, ação e reação ou lei
do carma e lei do progresso, através da qual expande a consciência rumo
à plenitude do ser;
O
espírito desencarnado preexiste à formação do seu corpo físico, pensa,
sente e age de acordo com o seu estágio de evolução cognitiva,
sentimento e moralidade, no respectivo plano consciencial e extrafísico;
Em
obediência ao principio universal de afinidade, sintonia e ressonância,
quando oportuno ou necessário, o espírito, em função de sua necessidade
de realização e auto-realização, vê-se na contingência de "um novo
renascer" no plano físico para prosseguir sua evolução planetária;
Nessa
fase de sua evolução, de acordo com sua maior ou menor autonomia
volitiva, necessidade e merecimento, se propõe e/ou se dispõe a
participar do planejamento de sua nova e futura reencarnação;
O
planejamento reencarnatório envolve complexas medidas dinâmicas e
teledinâmicas de natureza bioenergética no plano extrafísico, de acordo
com a "Genética Espiritual" e lei de ação e reação que estabelecem as
condições orientadoras na execução do plano reencarnatório individual,
de modo a permitir que cada espírito herde de si mesmo, com a
contribuição de seus pais no plano físico;
Tal planejamento é orientado e administrado nos planos extrafísicos por entidades de elevada sabedoria e hierarquia espiritual.
A
maior parte da humanidade terrestre, encarnada e desencarnada, ainda se
encontra nos primeiros estágios de evolução. Goza de autonomia muito
restrita e não tem condições de usar o livre-arbítrio com discernimento;
Quanto maior for o grau de evolução consciencial ao longo de seu continuum histórico
palingenésico maior será a participação direta do espírito reencarnante
em todas as fases do planejamento e execução de sua própria
reencarnação, sob a assistência técnica dos "geneticistas" e
"embriologistas", podendo participar da modelagem do futuro corpo
físico, em obediência às leis da "herança espiritual" condicionantes da
herança psicofísica biológica.
O
espírito encarnado ou desencarnado é assistido nas suas necessidades de
auto-realização e progresso de acordo com a lei de merecimento;
O
espírito candidato à nova experiência reencarnatória no plano físico
passa por uma fase preparatória de análise e auto-análise através de um
processo de profunda introspecção, mediante urna visão retrospectiva de
sua história pessoal, valendo-se dos registros de sua memória absoluta,
vê com clareza e em detalhes esclarecedores as ações pretéritas, podendo
ser assessorado pelos mentores no planejamento de um novo projeto
reencarnatório. Após esse exame analítico consciencial, cada espírito
entra em uma nova etapa de programação da futura existência, em função
de sua herança espiritual;
Providências
gerais e específicas são tomadas no sentido de conjugar harmonicamente o
livre-arbítrio e o determinismo da lei de causa e efeito, objetivando
sempre o progresso e o aperfeiçoamento individual e coletivo;
Em
obediência à lei de sintonia, afinidade e ressonância, cada espírito
encontra-se ligado ao respectivo grupo familiar e racial, ao seu povo ou
nação, ao longo do continuum histórico palingenésico;
Desse
modo, a escolha do grupo familiar e dos futuros pais obedece aos
princípios gerais das leis citadas, em consonância com a respectiva
herança consciencial, psicológica e espiritual. Essa herança fica
registrada na memória genética perispirítica através das matrizes Psi
dos respectivos genes. Estes irão se expressar por meio do genótipo ou
fenótipo no plano biológico, através da organogênese do futuro corpo
físico, com a contribuição biogenética dos respectivos pais.
Processo Reencarnatório
Estabelecidas
as diretrizes gerais e específicas para a viabilidade do planejamento
reencarnatório, o espírito reencarnante entra na fase préreencarnatória,
cujo tempo de execução varia de acordo com as características e
necessidades específicas de cada individualidade, levando em conta todos
aqueles princípios já explanados.
Fase Preparativa
Ocorre, nesta fase, na dimensão extrafísica:
Escolha dos futuros familiares e pais biológicos, em função de compromissos, comprometimentos e vinculações cármicas:
Estabelecimento
do programa geral de futuras realizações e auto-realizações no plano
físico, tendo em vista os objetivos educativos a serem atendidos;
Prévia
escolha ou determinação de sexo genético, que se verifica de acordo com
a respectiva sexualidade e características genético-espirituais do
reencarnante e segundo determinantes cármicos conscienciais
preexistentes, tendo em vista futuras realizações;
Definição do tipo de reencarnação: compulsório ou de livre escolha; provacional; expiatória; sacrificial ou missionária;
Execução
do plano de associação e vinculação psicodinâmica, bioenergética,
mental e afetiva - essa fase inclui os futuros pais gestantes e demais
familiares, segundo as necessidades de harmonização, entendimento, apoio
mútuo, afinidade, sintonia e ressonância.
Em
conseqüência das necessidades e exigências específicas de bem cumprir
os imperativos naturais das leis da vida, já citadas, nessa etapa da
fase preparatória, o espírito candidato à nova reencarnação passa a
conviver no clima psicofísico e emocional dos futuros pais em especial,
interagindo dinamicamente com os mesmos, procurando estabelecer as
melhores relações de sintonia, afinidade e ressonância indispensáveis ao
êxito da concretização do complexo e laborioso planejamento
reencarnatório. Múltiplas operações bioenergéticas e
magnético-espirituais podem ser realizadas pelos espíritos construtores
nas intervenções que se fizerem necessárias na organização perispirítica
do reencarnante. Para poder efetivar a ligação com a célula-ovo no
zigoto, a partir da fecundação propriamente dita, ocorre previamente no
plano extrafísico, a miniaturização, que se caracteriza pela redução da
forma perispirítica.
Com
base na análise dos mapas cromossômicos e organogênicos, tais
intervenções se fazem no sentido de orientar a modelagem bioenergética e
genético-estrutural referente à embriogênese e morfogênese do futuro
corpo físico, em consonância com a herança cármica e o programa de
realização na nova experiência reencarnatória.
Efetuadas
as operações de imantação e ligação do perispírito da consciência do
reencarnante à célula-ovo, no terço médio da trompa de Falópio, segue-se
a nidação no útero materno, com a participação mento-afetiva dos pais
gestantes e do filho ou filhos reencarnantes.
Fase Organogênica
Após
a fecundação propriamente dita, inicia-se a fase organogênica,
envolvendo embriogênese, histogênese e morfogênese, em obediência às
leis biogenéticas, culminando no crescimento e desenvolvimento do corpo
físico que virá a nascer posteriormente.
Na
realidade, para o novo corpo físico é nascimento, mas para o espírito
reencarnante é um novo renascimento. À medida que se processam as fases
embriológicas e organogênicas, culminando no crescimento e
desenvolvimento do feto, o reencarnante vai adensando o seu perispírito
miniaturizado e, conseqüentemente, vai entrando num estado de bloqueio
de memória, com o esquecimento total ou parcial de suas vivências
reencarnatórias anteriores.
Essa
é uma das causas do esquecimento, que constitui um mecanismo de defesa e
autopreservação de natureza neurofisiológica, psicológica, consciencial
e, sobretudo, de ordem ética.
As
idéias deste artigo são resultado de um esforço de teorização sobre uma
experiência que está em pleno desenvolvimento. Por isso, o que aqui
registramos poderá ser aprofundado ao longo do tempo. Novos conceitos
poderão ser propostos. A educação de pais gestantes à luz do Espiritismo
é uma necessidade urgente que se situa no âmbito das finalidades
educacionais e terapêuticas da casa espírita, numa perspectiva mais
ampla que relaciona o Espiritismo com as áreas da educação, higiene e
saúde.
Fonte: Revista Cristã de Espiritismo - ed.07
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