09/01/2011

Astrônomos descobrem planeta orbitando estrela que veio de outra galáxia


Achei muito interessante essa matéria que saiu no O Globo, posso estar errada, mas pode este planeta estar relacionado ao planeta chupão o qual o Chico muito comentava.



Nos últimos 15 anos os astrônomos já descobriram quase 500 planetas orbitando estrelas na nossa vizinhança cósmica, mas nenhum fora da Via Láctea já foi confirmado. Agora, no entanto, um planeta com pelo menos 1,25 vez a massa de Júpiter foi detectado na órbita de uma estrela de origem extragaláctica que foi capturada por nossa galáxia. Ela faz parte da chamada Corrente Helmi, um grupo de estrelas que originalmente pertencia a uma galáxia anã que foi "devorada" pela Via Láctea entre 6 e 9 bilhões de anos atrás.


- Esta descoberta é muito excitante - diz Rainer Klement, do Instituto Max Planck de Astronomia e responsável pela escolha das estrelas alvo do estudo, publicado na edição desta semana da revista "Science". - Pela primeira vez os astrônomos detectaram um sistema planetário em uma corrente estelar de origem extragaláctica. Por causa da enorme distância, não há detecções de planetas confirmadas em outras galáxias, mas esta fusão cósmica trouxe um planeta extragaláctico para o nosso alcance - completou.


A estrela, batizada HIP 13044, está a cerca de 2 mil anos-luz da Terra, na direção da constelação de Fornax (Fornalha). O planeta, apelidado HIP 13044b, foi detectado pelo telescópio de La Silla do Observatório Meridional Europeu (ESO), no Chile, graças à pequena oscilação que sua gravidade provoca em sua estrela-mãe.

0 comentários:

Postar um comentário