22/07/2009

Curso Básico Sobre Mediunidade - Exercício Mediúnico












Exercício Mediúnico



1 - CONDIÇÕES FÍSICAS:
Idade - Saúde - Equilíbrio Psíquico


“Todavia o que ressalta com clareza das respostas acima é que não se deve forçar o desenvolvimento dessas faculdades nas crianças, quando não é espontânea, e que, em todos os casos se deve proceder com grande circunspeção, não convindo nem excitá-las, nem animá-las nas pessoas débeis.Do seu exercício cumpre afastar, por todos os meios possíveis as que apresentam sintomas, ainda que mínimos, de excentricidade nas idéias, ou de enfraquecimento das faculdades mentais...”
Sabemos que a faculdade mediúnica, em si, independe da condição física do médium.Assim, poderá manifestar-se, com imensa intensidade, tanto no homem, quanto na mulher, na criança quanto no adulto ou na pessoa de avançada idade.Do mesmo modo, o estado orgânico também não apresenta qualquer obstáculo para o fenômeno mediúnico, podendo este se manifestar (aliás é muito comum) na pessoa enferma física ou psiquicamente.
Essa espontaneidade não justifica, no entanto, que a criatura, em qualquer circunstância, venha indiscriminadamente entrega-se ao exercício mediúnico.Deve, ao contrário, prevalecer o bom senso que nos indicará o roteiro certo a seguir.
Uma criança, por exemplo, pelo simples fato de, espontaneamente ser um excelente sensitivo, não pode trabalhar mediunicamente, sem sérios riscos para si própria.O exercício destas funções pode causar sobreexcitação ao seu psiquismo e, independente disto, falta-lhe a experiência e amadurecimento imprescindíveis para um trabalho de tal envergadura.
Uma pessoa muito idosa, da mesma maneira, poderá sentir dificuldade para atender regularmente a esta sacrificial tarefa, pois sua própria constituição física oferece obstáculos, mormente, quando se trata da mediunidade psicofônica, no trato com irmãos desencarnados em desequilíbrio.
O enfermo, por outro lado, também deverá se abster da prática mediúnica, que pode lhe acarretar dispêndio de energias, prejudicial ao seu organismo.
Assim, pois, o médium amadurecido mental e psiquicamente, buscará se valer das suas possibilidades físicas e boa disposição orgânica, atendendo perseverantemente à nobre tarefa, consoante a recomendação evangélica:Caminhai enquanto tendes a luz do dia.



2 - PREPARAÇÃO CONSTANTE: 
Alimentação - emoções - atitudes


“Nos problemas de intercâmbio com a Esfera superior, antes do progresso medianímico, há que considerar o aprimoramento da personalidade para melhor ajustar-se à obra de perfeição geral”
“Antes de nos mediunizarmos, amemos e eduquemo-nos.Somente assim recebemos das ordenações de mais alto o verdadeiro poder de ajudar.” (Ref. 4, pág. 137)
O serviço mediúnico não se restringe à freqüência do medianeiro às reuniões práticas do Espiritismo, antes, exigi-lhe um esforço constante de preparação interior, através do qual poderá se apresentar ao trabalho, na posição de instrumento fiel à Divina Vontade.Emoções equilibradas, atitudes dignas e elevadas, alimentação adequada, mormenteos dias das reuniões, são fatores imprescindíveis para manter o médium na condição de servidor útil à Espiritualidade Maior.


ALIMENTAÇÃO
A esse respeito, transcrevemos a seguinte página:
“A alimentação, durante as horas que precedem o serviço de intercâmbio espiritual, será leve.
Nada de empanturrar-se o companheiro com viandas desnecessárias.Estômago cheio, cérebro inábil.
A digestão laboriosa consome grande parcela de energia, impedindo a função mais clara e mais ampla do pensamento, que exige segurança e leveza para exprimir-se nas atividades da desobsessão.
Aconselháveis os pratos ligeiros e as quantidades mínimas, crendo-nos dispensados de qualquer anotação em torno da propriedade do álcool, acrescendo observar que os amigos ainda necessitados do uso do fumo e da carne, do café e dos temperos excitantes, estão convidados a lhes reduzirem o uso, durante o dia determinado para a reunião, quando não lhes seja possível a abstenção total, compreendendo-se que a posição ideal será sempre a do participante dos trabalhos que transpõe a porta do templo sem quaisquer problemas alusivo à digestão”. (Ref. 3, Cap. II)


EMOÇÕES E ATITUDES
A disciplina de nossas atitudes e emoções também deve merecer a melhor atenção, pois, que, durante toda a semana se nutre de emoções menos edificantes e entrega-se a atitudes não recomendáveis, não pode esperar que, no horário destinado ao intercâmbio mediúnico venha “milagrosamente” modificar seu tônus vibracional ou hálito mental, ao contrário, o ato de entregar-se à concentração, buscando alhear-se das interferências exteriores, faz com que, naturalmente, aflore na sua mente, os pensamentos e anseios que normalmente acalenta em seu íntimo.
Toda vigilância, portanto, é indispensável por parte do medianeiro, especialmente, nos dias destinados às reuniões.
“No dia marcado para as tarefas de desobsessão, os integrantes da equipe precisam, a rigor, cultivar atitude mental digna, desde cedo.Ao despertar pela manhã, o dirigente, os assessores da orientação, os médiuns incorporadores, os companheiros da sustentação ou mesmo aqueles que serão visitas ocasionais no grupo, devem elevar o nível do pensamento, seja orando ou acolhendo idéias de natureza superior.Intenções e palavras puras, atitudes e ações limpas.Evitar deliberadamente rusgas e discussões, sustentando paciência e serenidade, acima de quaisquer transtornos que sobrevenham durante o dia.Trata-se de preparação adequada a assunto grava:A assistência a desencarnados menos felizes, com a supervisão de instrutores da Vida Espiritual.
Imaginem-se os companheiros no lugar dos Espíritos necessitados de socorro e compreenderão a responsabilidade que assumem.Cada componente do conjunto é peça importante no mecanismo do serviço.Todo grupo é instrumentação.”



3 - PREDISPOSIÇÃO EVANGÉLICA: 
Auto-educação

“Onde a luz definitiva para a vitória do apostolado mediúnico ?
- Essa claridade divina está no Evangelho de Jesus, com o qual o missionário deve estar plenamente identificado para a realização sagrada da sua tarefa.O médium sem Evangelho pode fornecer as mais elevadas informações ao quadro das filosofias e ciências fragmentárias da Terra; pode ser um profissional de renome, um agente de experiências do invisível, mas não poderá ser um apóstolo pelo coração.Só a aplicação com o Divino Mestre prepara no íntimo do trabalhador a fibra da iluminação para o amor, e da resistência contra as energias destruidoras, porque o médium evangelizado sabe cultivar a humildade no amor ao trabalho de cada dia, na tolerância esclarecida, no esforço educativo de si mesmo, na dignificação da vida, sabendo, igualmente, levantar-se para a defesa da sua tarefa de amor, defendendo a verdade sem transigir com os princípios no momento oportuno.
O apostolado mediúnico, portanto, não se constitui tão somente da movimentação das energias psíquicas em suas expressões fenomênicas e mecânicas, porque exige o trabalho e o sacrifício do coração, onde a luz da comprovação e da referência é a que nasce do entendimento e da aplicação com Jesus Cristo.”




4 - SEGURANÇA COM NOÇÃO DE RESPONSABILIDADE:
Local para o exercício mediúnico - prudência - simplicidade

No atendimento da tarefa mediúnica, guardemos segurança íntima, com noção de responsabilidade; nada de receios, quando nos predispomos ao trabalho com o Senhor, visando o reerguimento espiritual nosso e o auxílio aos que se aproximam de nós.
Estejamos certos de que não podemos nos afastar do caminho que nos foi destinado, sem sérios prejuízos para nós próprios.Todos temos compromissos do passado e precisamos aproveitar ao máximo as oportunidades que o Senhor nos concede, atendendo de boa vontade ao trabalho que nos é peculiar.
O estudo metódico torna-nos mais conscientes de nossas próprias necessidades, colocando-nos em melhores condições para o trabalho.
Busquemos, ainda, no esforço constante, o arejamento mental e a vivência dos ensinamentos cristãos, exemplificando o Evangelho e teremos a ajuda indispensável para que o nosso empreendimento na Divina Seara alcance o êxito desejado.
Local para o trabalho - prudência - Simplicidade
“Médiuns que trabalham isoladamente.”
Assim o fazem, geralmente, porque se atribuem com mediunidade educada.
Que é “Mediunidade Educada” ?
Incorporar nos momentos adequados.
Conservar posições corretas.
Controlar expressões verbais.
Conter impulsos para gritar, derrubar móveis e objetos, etc.
Motivos que levam o médium ao trabalho isolado:
Impulso, bem intencionado, para o bem.
Desejo de angariar simpatias.
Alegação que não encontra ambiente propício.
Superestimação da própria faculdade.


Há médiuns que:
Consideram o poder de sua faculdade acima do ambiente e das circunstâncias.
Estão sujeitos a sérios perigos:
Médiuns que confiam cegamente em si mesmo, excluindo ou desprezando:
O estudo evangélico-doutrinário;
o bom senso;
a lógica;
os conselhos dos companheiros.


Um Espírito cruel e violento pode:
Subjugar o médium e provocar tumulto e confusão.


Fatores que, em tese:
Podem levar Espíritos inferiorizados a se apossarem do médium:
Estado psíquico do médium;
Condições do ambiente;
Desarmonia vibracional dos dois campos, o espiritual e o material, ou humano.
No templo espírita:

Há avançados recursos de amparo Espiritual, tais como:
Proteção dos amigos espirituais;
Colaboração dos companheiros responsáveis pela tarefa, no plano físico;
Harmonia vibratória.


Resumo:
Quando o médium for chamado a socorrer alguém, fora do Centro Espírita, em caráter de excepcionalidade, deve fazê-lo assistido por companheiros de confiança.” (Ref. 5)



5 - REFERÊNCIAS
1 - kardec, Allan - “O Livro dos Médiuns” - 29ª Ed. - FEB - GB
2 - Emmanuel - “O Consolador” - 2ª Ed. - FEB - GB
3 - Luiz, André - “Desobsessão” - 1ª Ed. - FEB - GB
4 - Emmanuel - “Roteiro” - 2ª Ed. - FEB - GB
5 - Peralva, José Martins -Trabalho apresentado e aprovado no simpósio sobre mediunidade, realizada pela Liga Espírita da Guanabara de 12 a 19 de abril de 1970.

0 comentários:

Postar um comentário